domingo, 13 de março de 2011

Moulage e bordado pra encher os olhos

Conversando cámiga Má Cola, disse que iria tentar fazer mais posts pro blog e deixá-lo mais animadinho durante a semana. As coisas por aqui são sempre complicadas: encomendas, aulas, casa etc etc (nada diferente do que outras amigas crafteiras passam por aí), mas tento ficar cada vez menos na internet pra poder manter algum foco, por isso vou deixando o blog em segundo lugar, coitado.

Bom, mas vim aqui mostrar um vídeo lindo, que saiu há mais de um ano no NYM. É uma amostra da produção de uma peça da Chanel. O vídeo não pode ser incorporado mas vc clica aqui e assiste.


Não sei se vcs sabem, roupas de alta costura são todas feitas à mão. Na verdade existem algumas regras que ditam o que é e não é alta costura e, se quiserem, posso fazer um post sobre isso. Voltando, todo o processo é feito manualmente por pessoas muito habilidosas que vc consegue ver no vídeo. Eu já o assisti umas 200x de tanto que o acho encantador. Não por ser uma peça de desfile, não por ser Chanel, mas pelo trabalho das pessoas, por ver as mãos trabalhando, acompanhar o processo etc.

Após o desenho feito, elas iniciam a moulage da roupa. Moulage é fazer a peça direto no manequim e depois transferir a modelagem pro papel. Este manequim tem medidas diferentes das que vemos nas vitrines, ele é próprio pra esse tipo de trabalho, inclusive pode ser perfurado com alfinete, não é rígido como os outros. Nessa fase, utiliza um tecido firme e bem inferior, como algodão crú, nunca o tecido final. Eu ADORO moulage, fui bem feliz durante minhas poucas aulas e pretendo retomar qualquer dia desses. #precisoficarricalogo

Depois, a fase da marcação do diagrama e do próprio bordado que,  pra mim, é absurda. Tantos pontinhos e o som do giz sendo passado, ai, que delícia! Olha as mãos delas (ou deles, vai saber), bordando o tecido e logo, parte do resultado final do desenho. Pena que o vídeo dura menos de 4 minutos. Por mim duraria vinte e poderíamos ver outros passos. Mas quem sabe, algum dia, não? Gostaram?

bj
Patrícia C




obs. meninas, o box do para seguir o blog foi pro final da página =)

3 comentários:

Rejane Cavalcanti disse...

Esse video é incrivel,amoooo! E ai amiga, já escolhou o modelo do motorhome? rsrs...beijos e otima semana!! Re

Rejane Cavalcanti disse...

Tava sonhando em fazer curso no seu motorhome..poxa..rsrs...obrigada pela visitinha e recadinho frô! Bjks

Natália Rosin disse...

Eu concordo! Mais posts inspiradores por aqui, Paty! Nós queremos! =)
Vou assistir ao vídeo depois ;)