segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ourelas que viram coisas

Muitas de vcs sabem o que é a ourela, certo?
Ourela é o arremate lateral do tecido, a parte que dá o acabamento ao mesmo, impedindo os fios de se desentrelacarem. Muitas vezes imprimem o nome da marca/empresa que fabricou e tem a cartela de cores usadas nas estampas.
Desde que vi este projeto, fiquei com vontade de fazer algo pra mim. Jamais seria um vestido (inclusive pq não tenho material suficiente para tal) mas me senti tentada a fazer algo, mesmo pequeno.




1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 

As fotos são bem legais e eu fico a imaginar quão Dalai Lama é a pessoa que fez este vestido. Quem modela roupa sabe que não se faz um vestido em cinco minutos (tá, pode até fazer um vestido de alcinha em linha A), mas emendar ourela a ourela, fazer a gola e a manga, exige muita força de vontade =)


Ontem estava aqui, pensando em umas almofadas para a sala de casa quando lembrei das dezenas de "tirinhas" que venho guardando há tempos. Fui organizar tudo pra começar, me empolguei e fiz qse toda a parte principal da almofada nesta madrugada.
Ainda não finalizei a danada, mas até o final da semana atualizo o post com fotos finais:




frente e verso


O processo é simples:
- Separe as ourelas que vai utilizar
- Desenhe a almofada, confira as medidas e veja se todas cabem no espaço que vc tem.
- Corte uma parte de tecido plano para ir emendando as ourelas
- Começe de baixo pra cima. Eu preguei a última, depois coloquei a outra em cima e preguei e assim por diante. Dessa maneira o risco de alguma ficar solta é menor.
- Corte a ourela um pouco maior que o tamanho real dela. é nesse espacinho que vc vai emendar uma na outra. Se não o fizer, vai acabar "perdendo" parte das palavras, cores etc. A foto abaixo mostra dois exemplos. As ourelas com sobra (estampa) ficaram mais bonitinhas e seguras do que as sem a margem pra costura.


Dê o acabamento que achar mais apropriado. Na parte detrás, usei viés para não deixar a costura amostra e na parte de cima, coloquei um tecido estampado para dar um pouco mais de altura pra almofada.  Todas as fotos aumentam, depois venho postar a peça finalizada!

E boa semana =)



obs, em alguns dias o layout do blog vai mudar, ficar bem melhor! E todas as fotos aumentam, é só clicar =)

11 comentários:

Paula Brêda | Personal Organizer disse...

Isso é que é reaproveitamento e muita criatividade viu?!! Adorei a idéia da almofada! BJ

Aline Strobelt disse...

uia, que beleza! fiquei curiosa para saber ocmo vai ficar a almofada no final. o bom é que usando as ourelas nenhuma preça vai ser igual a outra e você reaproveita um tiquinho de tecido.
Deve ficar bacana! :)
Bjobjo!

Mari Mauro disse...

nossa, adorei muito a idéia! sempre joguei fora, que dó...
:**

Patricia Cardoso disse...

Mari, Eu nunca joguei, pq ia usando o tecido e guardando a lateral.. dai qdo vi o projeto, corri e separei todas! Legal demais, ne? A partir de agora, vai guardando tbm. Pena que elas não rendem, eu tinha taaaanta e achei que fosse dar duas peças, mas só deu pra uma.

Aline, nenhuma vai ser igual, ne? a proxima já sei como vou fazer, tentando alinhar os textos e as bolinhas rs!

Jane design disse...

Pati vc é demais viu?Adoro tudo q vc traz aqui...to louca p ver essa almofada, se o povo gostar vende muié!
beijos
http://janedesignblog.blogspot.com/

Patricia Cardoso disse...

Jane, até pareçe que eu vou vender a UNICA almofada de ourela que vou fazer. Hahaah. ate parece! Tenho apego por algumas coisas, quero ela na minha sala! =)

Regina Couro disse...

Pat que coisa mais linda! Lembrei que minha mãe fez 2 vestidos assim , doooissss, em cima da organza Para mim e minha irmã , identicos. Ela era tão jovem e uma artista, mas fazia só para nós.Todinho com sinhaninha (assim q escreve?) branca de varios tamanhos começando na gola pela mais fininha, fechava atrás com botõezinhos forrados e casinhas de roletê em alcinhas. Imagine que trabalho! Vou ver se encontro fotos.
Parabéns , tudo que vc cria é sempre lindooo. Beijos da Re

Patricia Cardoso disse...

Regina, encontra essas fotos, mulher! SE encontrar e deixar, atualizo o post e coloco aqui. Sua mãe é mt artista mesmo, que rico isso, ne? Minha mãe tbm costurava as roupas das minhas irmãs, eram mtas filhas e pouco dinheiro, diz que comprava longos metros do mesmo tecido e fazia pra todas. imagina que legal!
Qdo eu nasci, minhas irmãs já eram grandes então tudo foi comprado em lojas.. mas qdo eu era grandinha ela fez alguns vestidos tbm.. mas beem simples rs!
bj

Jane design disse...

hum eu sei como é, algo sentimental é fogoooo!!!
beijosss

vc gosta da debora fallabela? adoro ela!hehehe

Rejane Cavalcanti disse...

Ah mas esta almofada vai ficar incrível!!! Amei o post!!! E a costureira, encontrou??? Obrigada pelo elogio pra Sophia!!! Beijos

Unknown disse...

que tudo!!!!

eu usaria um casaco assim, só não sei se seria capaz de fazer hihihi!!!

a sombrinha é tudo de linda!!!

de agora em diante só corto as minhas com mais margem, valeu a dica.

beijinho,
Ana