quinta-feira, 18 de junho de 2009

O feminino sempre em alta

Eu sempre vi Christine Yufon por ai. Leia-se matérias, desfiles e tals. Não sabia quem era ela a fundo, apenas sempre fiquei intrigada com o make pesadissimo que ela usa.. e sempre sorridente. Dai que no ano passado teve um desfile em homenagem à ela e pipocou matéria em tudo o quanto era blog ou revista. Pronto, CY entrou na vida. Christine é uma chinesa de coração brasileiro, foi modelo importante na dec de 50 e é professora de etiqueta e postura, baseada nos princípios do taoismo.





Na TPM desse mês tem uma entrevista MUITO rica e bonita com Chistine. Ela conta a historia da mudança da China pro Br, dos caminhos da moda, do trabalho como artista e dos acessórios (incríveis) que produz. Três perguntas me chamaram atenção:

A senhora ficou casada por 40 anos, ate seu marido falecer. Porque esta ficando raro um casamento durar mais de uma década?
Porque não tem paixão que sustente um casamento. Por isso eh preciso os dois lados, amor e paixão. Ninguém aguenta viver só de paixão. Paixão eh como um eclipse e o casamento eh como a lua e suas fases, tem altos e baixos.


Quando a senhora mudou com seu marido para o BR, acha que começou a ama-lo de um jeito mais latino e menos oriental?

Amar é universal. Os sentimentos são iguais, a forma como se expressam eh diferente. . Uns são mais discretos, outros, menos. Ocidentais mostram tudo, ate não ter mais valor. Já estão fazendo liquidação do corpo... Os chineses tem muito o lado sensual e uma aguda sensibilidade. Temos muito mais livros eróticos que vcs... Podemos amar ainda mais, mas não demonstramos.


Sobre a maquiagem.. Pq a senhora usa essa fantasia?

Eu já sou uma fantasia (...). Sou a favor de tudo o que te deixa melhor. Só não vale trocar de cara, mudar de personalidade.Não queria ser a Madonna! Algumas características físicas revelam o cara ter de cada pessoa. É esse tipo de coisa que eu falo para as minhas alunas. Elas dizem " Ahm, não gosto disso". Eu digo: "mas eh isso que define sua personalidade, se vc tirar, fica igual a todo mundo". As bocas de hoje são todas iguais! Se vc tem um nariz que não gosta, pode corrigir um pouquinho, mas não precisa exagerar.





Fotos do desfile aqui!


fotos google imagens

Nenhum comentário: